24 de abr de 2010

1ª IGREJA BATISTA DE TRINDADE

Nossa razão de ser




UM LUGAR DE ENCONTRO



Encontro de pessoas com pessoas.

Encontro de seres humanos com seres humanos.
Encontro de pessoas consigo mesmas, na expectativa de que este encontro, seja curativo e saudável.
Encontro de pessoas com a simplicidade do Evangelho, que, em lendo e meditando no Evangelho, descobrem a beleza, a suavidade, a leveza das palavras de Jesus e se sentem seduzidas a segui-Lo.
Encontro de pessoas que desejam ser, nada além de discípulos de Jesus e viverem com responsabilidade o Evangelho da Graça


Na Igreja Batista de Trindade, os encontros são informais, interativos, simples, leves, pois, entendemos que estes ingredientes são indispensáveis para um “ambiente favorável” para se estabelecer novos vínculos de afeição, amizades, amor, compaixão e real comunhão com pessoas e com Deus.


Na Igreja Batista de Trindade, os membros são encorajados a, em entendendo o Evangelho, segundo suas próprias consciências e submissos ao Espírito Santo, viverem este Evangelho da Graça, na sua plenitude e voltarem a serem pessoas normais, isto é, ser gente como gente deve ser, serem humanos, pois, quando Deus decidiu se aproximar de nós, se humanizou, se encarnou e habitou entre nós e aí então “vimos a sua Gloria”.
Na Igreja Batista de Trindade, somos estimulados a, se tivermos que radicalizar em algo, radicalizaremos na graça, no amor, no perdão, na paciência, na compaixão, no acolhimento irrestrito, no “caminhar mais uma milha”, no doar, no entregar também a capa e isso para com todos sem acepção que desejarem abraçar ou re-abraçar a fé cristã.


Na Igreja Batista de Trindade, todos descobrimos e reconhecemos que o lugar mais seguro para se estar no universo é, debaixo da Cruz de Cristo. Somos encorajados a correr para este lugar, todo tempo e o tempo todo e ali, aos pés da Cruz, vamos nos transformando até que todos cheguemos a estatura da plenitude de Cristo, nos parecendo cada vez mais com Ele que é o propósito final de Deus em nós


Na Igreja Batista de Trindade, temos nos encontrado e reconhecido a presença de Deus para alem dos padrões e tradições religiosas. Temos descoberto que Deus não é propriedade exclusiva de nenhuma religião, pois Ele é livre e absolutamente soberano.


Na Igreja Batista de Trindade, somos encorajados a ouvir o próprio coração, ouvir a si mesmo, ouvir o outro e neste exercício de escuta, quem sabe, ESCUTAR O PRÓPRIO DEUS. Sim, na Igreja Batista de Trindade há ESPAÇOS PARA ESCUTAR.


Na Igreja Batista de Trindade, todos nos encontramos uns com os outros e com Deus, com sua Graça, pois, Ele em Cristo disse: “ onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ali estarei” portanto, juntos celebramos sua presença e afirmamos que nele, Jesus de Nazaré, Deus se reconciliou com a humanidade e a todos perdoou e todos são convidados a participar desta mesa, a mesa da Graça .


Na Igreja Batista de Trindade aprendemos a repartir,vida e pão. Todos são estimulados ao voluntariado na vida. Todos são encorajados a se doar, nem que seja num olhar, um toque reverente, apertos de mãos, abraços.


QUE LUGAR É ESTE?


O que é importante refletir é que este “lugar” não é necessariamente um “lugar geográfico fixo” A Igreja Batista de Trindade é um lugar de encontro de pessoas, portanto, onde estes encontros acontecerem, sendo “mediados” pela presença do Cristo , ali está a igreja .

Aqui no bairro de Nova cidade, os membros se encontram terças,quintas e aos domingos , mas, falo por mim e sei que poderia falar por muitos dos membros..ao sairmos daqui, entramos na roda viva da vida que nos conduz a tantos encontros onde a graça mediadora faz destes lugares, lugares abençoados. Por exemplo, neste mês, a Igreja Batista de Trindade, para mim, aconteceu... em vários ambientes como no Shopping São Gonçalo, nas lojas ,no cemitério parque da paz, em casa, no telefone, na internet, e-mails, enfim, tantos foram os lugares onde a Igreja Batista de Trindade se instalou e mesmo em encontros rápidos ou longos, alegres, tristes, tensos, leves..percebi a graça do Pai.., respingando, lubrificando, mediando, acalmando, confrontando, curando, consolando, cuidando. Isto é a Igreja Batista de Trindade , este lugar, onde dois ou 10 ou 100..seja quantos forem, podem se encontrar e se restaurar.


Na Igreja Batista de Trindade , não há padrões rígidos, regras inflexíveis, cobranças implacáveis, palavras ásperas, gritos hostis.


Na Igreja Batista de Trindade há, acolhimento, abraço, aperto de mão de bem-vindo e de adeus. Há perguntas sem respostas. Há alegria e choro. Enfim, há a normalidade da vida à qual fomos chamados para viver intensamente.


AONDE A PIB TRINDADE QUER CHEGAR?


Se chegarmos ao coração de uma pessoa e esta ouvir a si mesmo, o outro e a Deus, atingimos o objetivo.


QUAIS OS OBJETIVOS DA PIB TRINDADE?


Reler o evangelho de Jesus e traduzi-lo para a vida. Buscar um re-encantamento com a pessoa de Jesus.


Desejamos que todos os membros cheguem cada dia mais próximo da imagem e semelhança de Jesus, já que esta é a vontade final do Pai Eterno.




Edson Alves de Sousa


Pastor Presidente da 1ª Igreja Batista de Trindade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A Escola Bíblica é a maior agência de ensino da Igreja. Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Ajustada a cada faixa etária, desde o maternal até jovens e adultos, possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada um.

A Primeira Igreja Batista de Trindade, entende a importância do ensino bíblico, e para tanto investe em literaturas. Atualmente, editamos nossa própria revista de estudos, a Kerigma, onde contextualizamos temas dos mais variados, na formação e qualificação de seus professores, visando o crescimento uniforme do Corpo de Cristo.

Disponibilizamos classes regulares nos dias de semana, sempre as quartas feiras, para atender aos que não podem estar presentes aos domingos. Também, oferecemos classes para novos convertidos e discipulado.

A Escola Bíblica tem como objetivo geral ensinar de forma relevante, proporcionando a formação de um caráter genuinamente cristão, produzindo o crescimento espiritual através do conhecimento da Palavra de Deus a fim de que cheguemos ao descrito em Efésios 4.13:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Evangelizar enquanto ensina;
Proporcionar ao cristão condições de conhecer melhor o Senhor e entender o seu propósito para cada um de nós;
Moldar o caráter cristão ;
Capacitar para o exercício do discipulado no lar, na escola, no trabalho, na sociedade ;
Preparar líderes para exercício da obra do Senhor ;

RAZÃO DA EXISTÊNCIA
Existe para ser a Escola de ensino bíblico popular da igreja ;
Existe para ser um ministério pessoal ;
Existe para ser um suplemento do lar ;
Existe para evangelizar enquanto ensina ;
Existe para proporcionar avivamento espiritual na igreja ;
Existe para disciplinar aos crentes ;
Existe para treinar futuros líderes

Ensinar não é apenas transmitir informações. Ensinar é proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver potencialidades. É motivar o aluno a aprender verdades que transformarão suas vidas.

DIRETORIA
Superintendência;
Secretaria
Equipe de apoio
Pastor de Educação Religiosa

SUPERINTENDÊNCIA
Responsável pela organização do currículo a ser estudado a cada período, sob a orientação do pastor de educação religiosa
Responsável pela organização do corpo docente e discente da E.B.
Orientação pedagógica e didática aos professores;
Organização de treinamentos e cursos para professores e alunos;

SECRETÁRIOS E EQUIPE DE APOIO
Organização e controle de presenças e faltas
Digitação de relatórios dominicais
Controle de Material didático a ser distribuído às classes;
Organização da biblioteca;
Organização das salas para estudo;
Responsável pela sociabilidade da E.B.D.;
Organização da divulgação e matrícula de novos alunos

NESTE PROCESSO ESTAMOS ENVOLVIDOS:
Com Deus(Jo. 15.16)
Com a Igreja (At. 5.21)
Com os perdidos (2 TM 2.25)
Com Satanás (At. 26.18_)



“Procura apresentar-te a Deus aprovado,como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade .“ (2 TM 2.15)